Paciente diagnosticado com malária está internado no Huse

Ele é turista do Estado de São Paulo e estava na África.
SES afirma que Sergipe não possui casos da doença.
Secretaria de Estado da Saúde ressalta que Sergipe não tem casos da doença.
A Secretária de Estado da Saúde (SES) confirmou nesta sexta-feira (17) que um paciente diagnosticado com malária está internado no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).
Ainda segundo a secretaria, esse paciente é do Estado de São Paulo e estava trabalhando na África e veio a Sergipe na semana passada. Ele passou mal, teve febre, calafrio, que são alguns sintomas da malária, e continua internado.
A secretaria ressaltou que o nosso Estado não tem registros da doença.
Sintomas
As pessoas que contraem a malária sentem dores de cabeça, febre alta, dores nos músculos e calafrios. Segundo a Sesau, todos os casos suspeitos devem passar por exames de diagnóstico rápido disponíveis gratuitamente na rede pública de saúde, que são o teste rápido ou o teste da gota espessa.
O teste rápido pode ser realizado em qualquer unidade de saúde e o resultado sai em 15 minutos. Já o teste da gota espessa deve ser prescrito e o resultado sai em até 24 horas. Ambos os testes usam apenas poucas gotas de sangue retiradas do dedo do doente.
Tratamento
O governo informou que o tratamento é oferecido na rede pública de saúde, administrado de acordo com o quadro de cada paciente. A orientação é que as pessoas que apresentarem os sintomas, procurem uma unidade.
Precauções
Um dos cuidados é evitar locais que são habitats naturais do mosquito Anopheles darlingi, considerado vetor principal da doença, conhecido como mosquito-prego. Ele gosta de alimentar no anoitecer e no amanhecer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Socorro em festa com a chegada do Minha Casa, Minha Vida