II Convenção de Tatuagem acontece esse final de semana em Aracaju


Seja de ônibus fretado, avião ou automóvel, sozinhos ou em família, tatuadores renomados nacional e internacionalmente já estão chegando à capital sergipana a fim de participarem da II Convenção de Tatuagem de Aracaju (Expo-Tatoo), que acontece próximo final de semana, dias 11 e 12 de julho, no BNB Clube, das 14h às 22h. Organizado pelo premiado tatuador sergipano Jéferson Fuzer, 25, o evento promete realizar não apenas um grande show de tatuagens para o público, mas, essencialmente, revelar o grafismo na pele como verdadeira arte aos olhos dos sergipanos.

Em Aracaju especialmente para o evento, Jéferson Fuzer, que atualmente reside em Vitória (ES), entre uma ligação e outra, tenta atender a todos os participantes do evento que estão se dirigindo para Sergipe e conceder entrevistas. “Já me convidaram para realizar esse evento lá em Vitória, mas eu sou sergipano”, comenta. “Insisto em querer mostrar aos sergipanos que tatuagem é uma arte. Tanto é que boa parte dos tatuadores são artistas plásticos”, completou, acrescentando que a visão marginalizada da arte sobre a pele é coisa do passado.

Durante o evento, um total de 28 estandes de tatuagem será montado. Desses, apenas seis são de tatuadores locais, como Anselmo, Markus Tatoo, Bruno Poconé, Érico, entre outros. Os doze restantes contam com tatuadores de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Norte, Alagoas e Brasília.

Além de atrair tatuadores para a capital nordestina da qualidade de vida, Jéferson Fuzer e a Convenção trazem sorteio de brindes aos participantes, praça de alimentação, shows de suspensão (ganchos à pele elevando pessoas ao ar) e atrações musicais, que, no total, serão duas por dia de evento: Urublues (Blues) e Karne Krua (Hard Core), na primeira noite, e Friendship (HC) e Malva (POP), no último dia. Mas, a atração principal é mesmo o concurso de melhores tatuagens. Esse ano, o concurso será dividido em um total de 14 categorias: realismo, portrait, oriental, tribal, colorido, comics, old school, new school, revelação, série de desenho colorida, série de desenho preta e branca e melhor feita no evento.

Para quem não sabe, a convenção não é apenas local de se mostrar, ser visto e de se divertir, não. No domingo, 12, ainda haverá uma mesa redonda com os tatuadores participantes para a discussão de técnicas, novos procedimentos, debates sobre os caminhos da atuação profissional do tatuador no Brasil, entre outras pautas. “O que percebo ser necessário em Sergipe é a união dos tatuadores para ganhar o respeito e o reconhecimento do público”, comentou Jéferson Fuzer. “Eu fui para uma convenção de tatuagem na Argentina e vi famílias inteiras, crianças, pais, reunidos no evento. Achei aquilo lindo e queria ver isso acontecendo aqui”.

Para alterar o cenário local, a parte dele, Jéferson Fuzer vem fazendo. Não o bastante ter na bagagem a conquistada de prêmios na 5ª Convenção Internacional de Pernambuco e na 2ª Convenção de Tatuagem da Bahia, ambas ocorridas em 2007, Jéferson foi destaque da revista especializada Skin Tattoo, e ganhou, do ano passado pra cá, prêmios de tatuagem em convenções promovidas em Natal, Santos e Bahia. Se continuar assim, Aracaju entrará de vez no mapa nacional dos tatuadores. A convenção já é uma grande vitrine para o trabalho dos tatuadores e conquistou apoios como o da vereadora Rosangela Santana (PT), Master Ink, Venice Skate Shop, Planet Music e Academia Exclusiva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BLOCO DE CARLA PEREZ DÁ CALOTE E NÃO DESFILA EM SALVADOR