Fujam dos vícios.

"Existem alguns vícios irritantes que se vê à farta nos textos publicitários, como é o caso dos anúncios que começam com a locução “SE VOCÊ" e estão concluídos por alguma frase iniciada com “AFINAL”. Ou os slogans que sempre se valem da estrutura “imperativo + pronome demonstrativo + substantivo”, como “COMPRE ESTA IDÉIA”, “FAÇA ESTA OPÇÃO”, “PREFIRA ESTA MARCA”. Quando muitos dizem a mesma coisa, do mesmo jeito, poucos se destacam. Eduardo Martins, em seu Manual de redação e estilo, cita vários outros casos, particularmente os pleonasmos viciosos, correntemente vistos em anúncios e reportagens. Selecionei alguns que me parecem prováveis de se encontrar nos textos midiáticos:

ACABAMENTO FINAL
Se é acabamento, só pode ser final. Imagine um anúncio de tinta que prometa um excelente acabamento final para as paredes de sua casa.

AGORA JÁ
O risco de usarmos essa expressão é maior nos apelos de promoções e concursos: Participe! Agora já é hora de você ganhar um carro zero quilômetro.


CRIAR NOVOS
Dá pra criar algo que não seja novo? Frase típica de marqueteiro: vamos criar novos hábitos de consumo.

ENCARAR DE FRENTE
Alguns anúncios de caráter mais argumentativo correm sérios riscos de dizer: chegou a hora de encarar o problema de frente. Será possível encarar de costas?

ELO DE LIGAÇÃO
Não existe elo que não seja de ligação. Certamente, vocês já viram algo como nossos serviços são o elo de ligação entre você e o mundo!


ESTRELAS DO CÉU
Onde mais haverá estrelas (de verdade)? Exceção óbvia para aquelas estrelas de cinema, estrelas da música nacional, etc. Cuidado, principalmente naqueles anúncios mais poéticos.

EXULTAR DE ALEGRIA
Exultar de tristeza é que não dá. Título possível de encontrarmos por aí: Com a nossa promoção você vai exultar de alegria.


HABITAT NATURAL
Que tal: Participe da Promoção Vou Pra África. E veja os leões em seu habitat natural.

PAÍSES DO MUNDO
Há países que não sejam do mundo? Quantas vezes vocês já viram: Nossa empresa está presente em todos os países do mundo?


SORRISO NOS LÁBIOS
A menos que façamos algum esforço anatômico inédito e surpreendente, um sorriso será sempre nos lábios. Mas não será incomum algum redator entusiasmar-se e tascar no texto um Dê um diamante para a sua amada. O sorriso em seus lábios será para sempre!

SUA AUTOBIOGRAFIA.
Esta expressão me faz lembrar de “vou cantar uma canção que fiz de minha autoria”. Título certamente já publicado por aí: Fulano de Tal lança a sua autobiografia pela Editora Ekas
!

SURPRESA INESPERADA
Olhem o perigo: Comprando produtos Plofts, você pode ter uma surpresa totalmente inesperada: ganhar uma viagem com tudo pago para Nova Iorque!
Sugiro que vocês fiquem atentos aos vícios que surgem diariamente, pois identificá-los e evitá-los será garantia de qualidade para os seus textos".

(Zeca Martins, Redação Publicitária, Ed. Atlas)
www.professortexto.blogspot.com

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