ROSANGELA REPRESENTA CAMARA DE VEREADORES NO FÓRUM ESTADUAL DE SEGURANÇA BANCÁRIA
A vereadora Rosangela Santana (PT) representou a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na manhã de hoje, 21, no I Fórum Estadual de Segurança Bancária, promovido pelo Sindicato dos Bancários de Sergipe, por meio da secretaria de Saúde e Condição do Trabalho do sindicato. O sindicato decidiu realizar o fórum, convidando não só a CMA como também a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e demais setores envolvidos, pela necessidade de se encontrar medidas urgentes de evitar os constantes assaltos a agências e cashes bancários. Nesse início de ano, um total de quatro grandes assaltos aconteceu a agências e cashes da capital.
Para Rosangela Santana, os sindicatos precisam constituir-se como peças promotoras de mudanças e a ação do sindicato dos bancários representa justamente essa crença. "A realização desse evento demonstra o avanço e o compromisso do sindicato para com o projeto de sociedade que pretendemos alcançar. Essa parceria entre sociedade, categoria bancária e poder público com certeza vai resultar em uma construção de política de segurança eficaz", acredita a vereadora. A sugestão da SSP perante o problema é a de que os bancos devem investir mais em segurança, principalmente no período noturno, enquanto a secretaria reforça o policiamento ao redor das agências.
Um dos problemas apontados pelo sindicato, quanto à segurança, é a falta de aplicabilidade da lei aprovada pela CMA, no final dos anos 80, defendida pelo atual prefeito Edvaldo Nogueira, que permite a instalação de portas giratória com detector de metais. Poucas agências têm instalado o mecanismo eletrônico. "O vídeo só não inibe a ação dos assaltantes. Então, precisamos discutir todos juntos uma política de segurança bancária que venham a atender não só os bancários como também os clientes", declarou o presidente do sindicato dos Bancários, José Souza. De acordo com um levantamento informal feito pelo próprio sindicato, já que não existe estatísticas formais sobre o assunto, um total de 23 agências foram assaltadas em três anos. Mas as notícias na imprensa sugerem um número bem maior.
Por Marivone Vieira - Assessora de Imprensa
Comentários