ATOR OSWALDO LOUZADA MORRE AOS 95 ANOS
O ator Oswaldo Louzada, 95 anos morreu no Rio de Janeiro nesta sexta feira por falência múltipla dos órgãos. Ele estava internado no hospital Copa D´Or desde o dia seis deste mês, por causa de uma infecção pulmonar. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, o ator tinha câncer no pulmão e era hipertenso. Louzadinha, como era chamado, está sendo velado na Capela 2 e será enterrado no Cemitério São João Batista, no bairro de Botafogo.
O último papel dele em novelas foi em Mulheres Apaixonadas, em 2003, da Rede Globo. Oswaldo interpretou o personagem Leopoldo, que era casado com Flora, papel de Carmen Silva, e maltratado pela neta Dóris, vivida por Regiane Alves.
Biografia
Oswaldo Louzada, conhecido como Louzadinha, nasceu em 12 de abril de 1912, no Rio de Janeiro. Iniciou a carreira de ator aos 34 anos, em São Paulo, na rádio-teatro da Rádio Panamericana.
Em 1944, estreou no cinema com dois filmes: Gente Honesta e É Proibido Sonhar, ambos gravados na capital paulista.
De volta ao Rio de Janeiro, estrelou as produções Uma Luz na Estrada, Inconfidência Mineira, É Proibido Beijar, Mãos Sangrentas, Leonora dos Sete Mares, Rio Fantasia, Rico Ri à Toa, Mulher de Fogo, Esse Rio que Eu Amo, Assalto ao Trem Pagador, Gimba, Presidente dos Valentes, Lampião, Rei do Cangaço, Viagem aos Seios de Duília, Procura-se uma Rosa, Crônica da Cidade Amada e Uma Garota em Maus Lençóis.
Sua primeira aparição na televisão foi em 1971, na Rede Globo, na novela Bandeira 2. Participou ainda de tramas como Estúpido Cupido (1976), O Primo Basílio (1988), Cara e Coroa (1995) e O Quinto dos Infernos (2002).
Comentários