Belivaldo atribui índices positivos da Educação às ações do governo estadual

Sergipe está entre os quatro estados do país cujos alunos do ensino médio, da Rede Estadual, mais avançaram na aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática, disciplinas avaliadas pelo Inep no Saeb

Governador do Estado, candidato à reeleição e ex-secretário de Estado da Educação no Governo Marcelo Déda, Belivaldo Chagas analisou nesta sexta-feira, 31, os dados da edição 2017 do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/Ministério da Educação) na última quinta-feira (30).

O Saeb é um processo de avaliação somativa em larga escala realizado periodicamente pelo Inep que permite aos governos avaliarem a qualidade da educação praticada no país. Para isso, o MEC aplicou testes de Língua Portuguesa e de Matemática aos alunos do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do ensino médio entre os dias 23 de outubro e 3 de novembro de 2017.

“Na 3ª sério do ensino médio, as notas dos alunos da Rede Estadual de Sergipe tiveram o segundo melhor valor agregado no país em pontos de proficiência em Língua Portuguesa, acima da média nacional. Em Matemática, os mesmos alunos conquistaram o maior valor agregado de proficiência na disciplina acima da média nacional. Esses números demonstram que as políticas públicas executadas pela Secretaria de Estado da Educação para os alunos do ensino médio estão no caminho certo, mas nos dizem também que precisamos avançar”, destaca Belivaldo.

Para o governador, os índices divulgados pelo Inep apontam melhorias significativas dos índices de competências de leitura e resolução de problemas, além de avanços positivos nos números de aprovação dos alunos do ensino fundamental e do ensino médio das escolas estaduais de Sergipe.

De acordo com a Saeb 2017, a taxa de aprovação nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) subiu de 83% para 89%, ao passo em que registrou diminuição nas taxas de reprovação e abandono. A nota média de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática desses alunos aumentou 7.81% em Língua Portuguesa, e 3.99% em Matemática, indicando que os alunos dos anos iniciais melhoraram suas habilidades de leitura e de resolução de problemas.

“A Política Estadual de Educação executada pelo Governo de Sergipe nos últimos anos é responsável diretamente pelos resultados positivos verificados pelo Inep no Sistema de Avaliação da Educação Básica 2017. Os dados recém-divulgados atestam a competência do nosso governo na área da Educação. A Seed desenvolve com afinco ações e programa específicos de acompanhamento pedagógico tanto para os alunos do ensino fundamental quanto para os alunos do ensino médio e os resultados estão aí, só não vê que não quer”, ressalta Belivaldo.

O Saeb 2017 atesta ainda que nos anos finais do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, a taxa de aprovação na rede estadual passou de 62,6% para 73%, o que representa um aumento de 10,4% e diminuição nas taxas de reprovação e abandono.  A nota de proficiência em Matemática e Língua Portuguesa segue a mesma análise positiva, num percentual de aumento de 1.27% (Matemática) e 6.8% (Língua Portuguesa) de aprendizagem.

Segundo os dados oficiais do Inep, a taxa de aprovação nos anos do ensino médio também aumentou, saltando de 66,7% para 75%.  A nota de proficiência em Matemática e em Língua Portuguesa é também positiva, num percentual de aumento de 6.84% para a resolução de problemas (Matemática), passando de 248.39 para 255.23, e de 7.88% na melhoria da leitura (Língua Portuguesa), aumentando de 245.24 para 253.12.

Segundo Belivaldo, para avançar ainda mais, o Governo de Sergipe vai perseguir e efetivar ainda mais o trabalho pedagógico, fortalecer o currículo das escolas, a política de formação continuada em rede, e construir, continuamente, uma cultura de avaliação diagnóstica/formativa e qualitativa para o processo de aprendizagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BLOCO DE CARLA PEREZ DÁ CALOTE E NÃO DESFILA EM SALVADOR