SSP prende integrantes de quadrilha que resgatariam internos em presídio de Aracaju


A Polícia Militar e a Polícia Civil prendeu nove pessoas na noite desta terça-feira, 23, na Orla de Aracaju, suspeitas de planejar o resgate de dois internos do Complexo Penitenciário Advogado Antônio Jacinto Filho (Compajaf), no bairro Santa Maria. O resgate dos internos Cícero dos Santos e Juliano Viana da Silva estaria programada para esta quinta-feira quando os detentos seriam levados para uma audiência no Fórum da Barra dos Coqueiros.

De acordo com o diretor do Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope), delegado Flávio Albuquerque, os integrantes da quadrilha pretendiam libertar os comparsas de três formas: a primeira seria interceptando o carro que os conduziriam ao fórum para uma audiência. Segundo o delegado, está primeira hipótese é a mais aceitável. A segunda forma seria dando suporte a fuga dos dois presos. “Eles dispararam alguns tiros nas proximidades do presídio no último dia 19 de abril para alertar os dois internos que se eles conseguissem serrar as grades e sair do presídio eles teriam todo suporte externo da quadrilha”, explicou Flávio.
Outra hipótese apurada seria fazer uma levantamento para detectar as vulnerabilidades do presídio a fim de iniciar uma invasão. O delegado ressalta que Anderson Vanderley Gomes, Cícero dos Santos Filho, José Wilson dos Santos, Genilson dos Santos Vieira, Maxwell Firmino da Silva e mais dois adolescentes foram contratados por cerca de R$ 5 mil por Maria Betânia dos Nascimento e Manoela da Conceição Nunes, que são as atuais companheiras de Cícero e Juliano, respectivamente.
A prisão
A prisão do grupo foi posta em prática graças ao trabalho ostensivo de policiais da Companhia de Policiamento Turístico (CPTur) da Polícia Militar. Os militares estavam patrulhando a região da Orla de Atalaia quando perceberam um grupo de pessoas em atitude suspeita próximo a um caixa eletrônico. Os policiais efetuaram a abordagem e ninguém apresentou documentação. Devido às suspeitas levantadas, os policiais resolveram conduzir o grupo à Delegacia de Turismo, onde foi constatado uma incoerência nos depoimentos e a certeza de que havia algo errado começou a ficar visível.
Os presos foram encaminhados ao Cope, onde ficou comprovado que alguns tinham passagem pela polícia por porte ilegal de arma de fogo e que eles haviam alugado uma casa no bairro Santa Maria, bem próximo ao presídio, para dá as ações criminosas da quadrilha. Na residência, policiais do Comando de Operações Especiais (COE) e da Polícia Civil apreenderam três pistolas, sendo duas ponto 40 e outra 9 mm, dois revólveres calibre 38, farta munição de diversos calibres e uma capuz.
Também foi apreendido um veículo Corola, de cor preta, placa KKP-4697, e veículo Uno, cinza, NMJ-6327. Segundo a polícia, somente a perícia é que poderá atestar se o veículo Corola foi roubado ou não, tendo em vista que ele apresenta sinais de adulteração.
Histórico criminal
O delegado Flávio Albuquerque explicou que em Sergipe Cícero Ferreira dos Santos matou quatro pessoas em único dia e abandonou os corpos em um veículo no povoado Araticum. Os homicídios ocorreram em 2009 e ganhou repercussão como a chacina de Itaporanga. “Na época, o marido de Maria Betânia, José Everaldo, contratou Cícero, que na época já tinha a fama de ser um dos maiores pistoleiros de Alagoas, para matar os quatro homens”, destacou.
Everaldo, o mandante da chacina, morreu de doença natural meses depois e sua mulher Maria Betânia passou a conviver com o Cícero. Para a polícia, Cicero e Juliano são amigos. “Juliano tem várias passagens pela polícia, mas sua principal atuação se concentra em assaltos a postos de combustíveis”, destacou Albuquerque.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Socorro em festa com a chegada do Minha Casa, Minha Vida